sábado, 23 de agosto de 2008

Remorso


Com que freqüência você pratica o jogo do "se apenas"?

Se apenas eu ...
... pudesse fazer isto de novo.

Se eu tão somente...
... tivesse ouvido antes.
... pudesse apagar o passado.
... pudesse me perdoar.

Porque ninguém é perfeito, todos nós sentimos remorsos. Nós fizemos más escolhas, dissemos coisas tolas, desperdiçamos tempo, ferimos a nós mesmos e aos outros. Como você se livra de seus remorsos?

ESTRATÉGIAS QUE NÃO FUNCIONAM:
Enterrar o passado não funciona. Como criaturas saídas de um filme de horror, remorsos mal resolvidos voltam para nos assombrar, vezes e mais vezes seguidas. Minimizar ("não era assim tão importante"), racionalizar ("todo mundo faz isto") e transigir (diminuindo nossos padrões) são as formas pelas quais tentamos enterrá-los.

NÓS CULPAMOS OS OUTROS - Esta tática é tão velha quanto Adão e Eva. Quando Adão pecou, ele agiu como todo homem ... responsabilizou a sua esposa! Costumamos acusar os outros para equilibrar a nossa própria culpa.

NÓS CASTIGAMOS A NÓS MESMOS - Tentamos inconscientemente pagar a nossa culpa por meio de doenças, depressão, predispondo-nos para novos fracassos e outras formas de autopunição. O problema em castigar-se a si mesmo é o seguinte: sua consciência nunca sabe quando parar! Muitos desperdiçam a vida inteira se autocondenando.

O QUE DEUS QUER QUE VOCÊ FAÇA COM OS SEUS REMORSOS?:

ADMITIR SUA CULPA - Confesse-a. Não dê desculpas. "Quem procura esconder seus pecados será sempre um fracasso. Quem confessa e abandona seus pecados será perdoado" (Provérbios 28:13).

ACEITAR O PERDÃO DE CRISTO. Ele está esperando para limpar a sua ficha. Peça a Ele que limpe a sua consciência. "Portanto, não há nenhuma condenação aguardando aqueles que pertencem a Cristo Jesus." (Romanos 8:1).

PERDOAR-SE A SI MESMO E CONCENTRAR-SE NO FUTURO. "Assim diz o Senhor: Não fiquem lembrando o que aconteceu no passado -- isso não é nada comparado ao que Eu estou para fazer; uma coisa completamente nova! Algo que eu já comecei a realizar; será que vocês ainda não perceberam?" (Isaías 43:18-19).
Por Pr. Norberto Carlos Marquardt

Nenhum comentário: